O Doador de Memórias - Lois Lowry

       Existem comunidades onde liberdade de escolha e principalmente sentimentos não fazem mais parte da vida de seus moradores, foram banidos há muito tempo. A vida nestes lugares é perfeitamente coordenada e satisfatória, pois acreditam firmemente que quando as pessoas têm o poder de escolha e são dominadas por sentimentos, inevitavelmente farão escolhas erradas e prejudicarão a muitos. Então, designaram um membro da comunidade para ser o Guardião de Memórias, o único a se lembrar de como a vida funcionava antes tudo isso ser banido, para poder auxiliar em algumas decisões. 
         À medida em que o guardião vai chegando próximo ao seu período de dispensa, ele treina um Doze com a mesma pré-disposição que ele para receber essas memórias. É aí que conhecemos Jonas, de 12 anos, escolhido como recebedor. Porém, quando ele começa a perceber que junto com elas vem um mundo inteiro, uma carga de emoções enorme e variadas experiências de vida, entende que seria um desperdício as pessoas perderem algo tão incrível. Logo, Jonas se junta ao Guardião, então Doador, para atravessar os limites que cercam as comunidades e libertar a todos.

       Decidi ler O Doador de Memórias após assistir pela segunda vez sua adaptação para o cinema. O filme é ótimo!! Lançado em 2014, foi uma história que me tocou bastante! E quando isto acontece, a curiosidade pelo livro cresce, certo?!
        Pois bem, li o livro. E o veredicto foi: o filme melhorou e muuuito a história, desenvolvendo a ideia de uma forma tocante!

        Este livro é o primeiro de uma série de quatro volumes chamada O Doador. Ele é bem curtinho, você conseguirá lê-lo em poucos dias, mas isto fez com que as coisas acontecessem de forma rápida demais sem muita explicação, deixando tudo meio vago. Uma pena, pois a ideia central é muito boa e merecia ter sido melhor desenvolvida. Não vou ler os outros livros da série, já que satifiz minha curiosidade, mas infelizmente não a expectativa... 

       Como eu disse na resenha anterior, não deixe de dar uma chance só por esta opinião, pode ser que você goste. Mas se mesmo assim ainda estiver resistente, pelo menos assista ao filme. É maravilhoso!!

        Boas leituras!


Comentários

  1. Gostei da indicação, parece ser uma leitura bem tranquila e rápida. Também gostei muito da capa. Anotada a dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Ela é sim. A capa é a do filme e ficou bem bonita mesmo.
      Beijos

      Excluir
  2. Gostei dessa ideia que o livro trás, realmente poderiam trabalhar mais nele, e não deixar tão razoável, a ideia é tão boa que da serie ❤

    Gabriella Carvalho

    ResponderExcluir
  3. Oi Lorena, tudo bem?

    Já assisti esse filme umas 3 vezes e simplesmente amo muito, sempre quis ler o livro, mas não fazia ideia de que era uma série com 4 livros. Uma pena que suas expectativas não foram supridas. Interessante saber que o filme trabalhou melhor o enredo. Adorei saber tudo isso!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! O filme é muito bom mesmo, já assisti umas duas vezes!!
      Beijos

      Excluir
  4. Olá Lorena,

    Já ouvi falar muito tanto do filme quanto do livro e sempre tive muita vontade de assistir/ler. Provavelmente irei apenas assistir pois esse é um tipo de história que gosto mais de assistir do que de ler, de fato rs
    É difícil ver que alguém prefere mais o filme do que o livro de alguma história. Acho que é a primeira vez que vejo isso. Interessante!!!

    Grande beijo,
    Letícia Franca | Além de 50 Tons
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Realmente é raro a adaptação para o cinema se sair melhor, mas foi o caso deste livro mesmo... rs
      Beijos

      Excluir
  5. Curioso saber que o filme foi melhor que o livro. Na maioria das vezes as produções cinematográficas suprimem muitas partes da obra literária, até pelo tempo limitado de um filme e os livros são mais completos, mas nesse caso foi diferente. O enredo é interessante, acho que vou dar uma chance pro filme.

    ResponderExcluir
  6. oi Lorena,
    Entai eu já assisti ao filme, e gistsi bastante, mas ainda não tive corecor de ler o livro. Pela sua resenha parece ser bom. Obrigada pela dica.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Gostei da resenha já tinha ouvido falar sobre o filme ate ouvir boas críticas mas não sabia que também tinha o livro. Assim que sobra um tempinho vou procurar o livro

    ResponderExcluir
  8. Oi Lorena!!
    Eu já vi esse filme umas duas vezes, mas realmente não sabia que era uma adaptação e nem que tinha tantos livros. Vou dar uma procurada. Obrigada pela dica!!
    Bjs
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! O filme se baseia apenas no primeiro livro da série.
      Beijos

      Excluir
  9. Oiii,
    nunca vi esse filme, mas aparentemente é uma adptação então eu deveria começar pelo filme ou o livro? fiquei na dúvida rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Bem, o melhor, quando é assim, é começar pelo livro. Como o filme se baseia apenas no primeiro, fica mais fácil. Mas quando assistir ao filme vai ver que é a história é melhor explorada, por incrível que pareça.
      Beijos

      Excluir

Postar um comentário