Persuasão - Jane Austen


" Preciso lhe falar com os meios dos quais disponho.
... Estou dividido entre a agonia e a esperança."


       Anne Elliot é uma mulher de 27 anos que vive na Inglaterra do século XIX. Filha de Sir Walter Elliot, um homem completamente fútil, que só dá valor à aparência(tanto que sua casa é cheia de espelhos) e ao dinheiro. Ela tem duas irmãs. Elizabeth, a mais velha, é solteira e pensa exatamente como o pai; e Mary, a caçula, é casada e menos apegada a estas questões do que os dois primeiros. Anne não é muito estimada pela própria família e por isso, desde que a mãe morreu conta com os cuidados e a estima de sua amiga Lady Russell. 
        Quando jovem, então com 19 anos, Anne esteve a ponto de iniciar um noivado com Frederick Wentworth, mas o rapaz era de uma condição social inferior à sua, então foi persuadida pela família e a amiga a deixá-lo. Agora, oito anos depois, sua família está passando por dificuldades financeiras e precisa alugar a propriedade onde mora, se mudando para Bath, e por ironia do destino quem aluga a propriedade é justamente o cunhado de Frederick. Algum tempo depois da chegada do casal à propriedade, o agora capitão Wentworth vem passar uma temporada visitando-os e neste reencontro entre ele e Anne muitas coisas podem acontecer.

       Decidi sair da zona de conforto e experimentar um romance por indicação de uma amiga. Sempre falando tão bem deste livro, ela me deixou tentada! Então lá fui eu, e ao final saí suspirando... rs

       Este romance de Jane Austen foi publicado postumamente em 1818. Apesar da atmosfera mais triste, traz o romantismo de uma forma suave que vai cativando aos pouquinhos, para enfim nos arrebatar completamente com uma carta.
        Minha estréia neste gênero com esta autora foi completamente satisfatória! Através uma escrita simples e fluida, Jane Austen marca muito bem suas opiniões favoráveis ou não sobre a sociedade da época através das descrições de seus personagens e colocando também ao longo do texto boas alfinetadas. Há uma discussão interessante sobre papel, direitos e como eram vistos homens e mulheres na sociedade de quando o livro foi escrito(precursora do feminismo talvez?). Sobre o amor, ela nos apresenta uma questão acerca do tempo. O casal errou em se separar? Ou foi melhor assim, tendo o período em que ficaram separados proporcionado uma maturidade necessária para que o amor reavivasse mais forte e sincero, permitindo então um relacionamento mais seguro em seus propósitos?
       Após a leitura, assisti a uma adaptação para a televisão feita pela BBC lançada em 2007. Ela é ótima para ilustrar os lugares descritos no romance, mas não me envolveu tanto quanto o livro. 
       
       Enfim, recomendo muito esta obra e espero que possam dar uma chance, como eu fiz. Não vão se arrepender!

        Boas leituras!!




Comentários

  1. não sou fã de romances, e daqueles livros que nunca consigo terminar de ler. Não sei explicar, historias de amor para mim são sempre bem sufocantes. Estou a tentar a mais de um ano a ler O Jardineiro Francês (ganhei de presente) , mas sempre acabo por compra outros livros.

    Com carinho Renata Prado | LuArtico |

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Eu também não gostava muito, mas este eu amei!! Pode ir sem susto.
      Beijos

      Excluir
  2. Nunca li nenhuma obra da Jane Austen, mas vi que a editora Martin Claret lançou uma edições lindas do romance dela, já fiquei interessado

    ResponderExcluir
  3. Oi Lorena,

    Tive minha primeira experiência com a escrita da Jane alguns meses atrás, e tinha muita expectativa, infelizmente nem todas foram supridas. Tenho outras obras dela na estante e pretendo ler Persuasão, visto que você gostou da leitura. Espero ler em breve e gostar!

    beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Espero que goste deste. Ele não é longo e nem fica com enrolação.
      Beijos

      Excluir
  4. Olá, Lorena! :)
    Eu confesso, com vergonha rsrs, que nunca li um livro de Jane Austen por não gostar de romances de época, mas diante de sua opinião positiva vou adicionar a obra em minha lista de leitura.
    Bjos😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Nada de vergonha! Rs
      Passei anos também resistindo sem saber o que estava perdendo.
      Beijos

      Excluir
  5. É um Romance dos clássicos que definitivamente precisa ser lido pelo menos uma vez na vida. Linda resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Muito obrigada! Concordo, experiência necessária!!
      Beijos!!

      Excluir
  6. Adorei sua resenha! Não sou de ler romance, gosto mais de fantasia. Mas sua resenha me chamou a atenção, irei dar uma chance pra leitura. rs

    ResponderExcluir
  7. Eu ainda vou ler Austen. Não me conformo com o fato de ter 21 anos e nunca ter lido nada dela. Mas é que todas as vezes que eu tentei eu achei tão arrastado e tão sem graça, que meu deus, não sei lidar. Mas eu tenho fé que vou ler.

    Adorei sua resenha, ficou um amorzinho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Muito obrigada!!
      Bem... eu só fui ler Jane Austen aos 30, então... rs
      Beijos

      Excluir
  8. Olá
    Ando com muita vontade de ler algo da autora e começa a ler o gênero romance de época pela autora que inspirou o gênero. Esse parece ser um bom livro para começar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Muita gente começa por Orgulho e Preconceito, mas acho que foi uma boa estrear com Persuasão.
      Beijos

      Excluir

Postar um comentário