A Metamorfose - Franz Kafka

        “Certa manhã, ao despertar de sonhos intranqüilos, Gregor Samsa encontrou-se em sua cama metamorfoseado num inseto monstruoso.”
    Quando sua família descobre o ocorrido, cada um reage de uma maneira diferente, incluindo o gerente de Gregor que estava presente no momento em que abriram a porta do quarto. Esta transformação o impossibilitou de continuar trabalhando, ou executando tarefas do dia-a-dia. Com o tempo, sua família se reorganiza e a forma de lidar com Gregor também muda.

     Apesar de, em geral haver um certo receio de se encarar autores como Kafka, este livro não me pareceu tão terrível assim de se desvendar. Claro que após a leitura fui buscar mais informações, outras teorias diferentes das minhas. Mas vamos com calma aqui.
      Li este livro em dois dias, e à medida em que a história se desenvolveu, fui me sentindo angustiada, triste mesmo pelo protagonista, tristeza esta que apertou absurdamente em seus momentos finais.
        E aí surgiram as perguntas inevitáveis. Quanto nós valemos para os outros? Valemos o que somos, ou o que podemos proporcionar aos demais? Quando não podemos mais ser úteis de alguma forma, aos poucos somos deixados de lado, sendo esquecidos até que finalmente nos substituem e pronto. Como as pessoas ao seu redor reagiriam, se você se tornasse algo que elas não aprovam? Seriam amáveis, ficariam tristes, reagiriam com raiva? Quanto seu trabalho vale para você? Vale à pena permanecer em um emprego que te traz dinheiro e conforto, mas que ao mesmo tempo transforma sua vida em um inferno? O quanto você se preocupa com você?
         Gregor não se importou com sua nova condição, apenas com o fato de não poder mais trabalhar e sustentar sua família. Tentou de todas as formas melhorar a situação para eles, sem pensar muito em si mesmo. E quando a indiferença da família finalmente somou à sua própria, ele apenas abandonou a si mesmo.
         Ouvi várias teorias a respeito e muitas foram parecidas com as minhas. Uma que me chamou a atenção foi a interpretação de que esta história falaria sobre depressão. Que o inseto seria a forma como ela se desenvolve, como Gregor se vê, e aos poucos para de reagir passando a se confinar cada vez mais em seu quarto. Sua família tenta fazer algo, mas com o tempo simplesmente o deixa de lado.

          Enfim, não é à toa que este é um clássico literário. Recomendo muito a leitura, e a reflexão.
          Ah sim! E ele não se transforma em uma barata, certo?! É apenas um inseto monstruoso. O autor deixou em aberto, para interpretações pessoais sobre a natureza da metamorfose.

         Boas leituras!!




Comentários

  1. Não sei se é o tipo de leitura que eu faria, só essa capa já me dá arrepios hahaha mas pela sua resenha você pode tirar muitas lições da narrativa e isso com certeza é super válido!

    www.estante450.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?

    Eu li esse livro há alguns anos, é um bom livro, super reflexivo. Gostei da sua resenha, ficou bem legal e realmente, esse é um grande clássico literário.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Olá! AAAAAAA eu amo esse clássico e confesso que já li eles umas 5 vezes. Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  4. Menina,
    eu adoro Metamorfose! Acho que é um ótimo livro introdutório de Kafka: não é pesado, não é confuso (d+) e ficamos preso a ele muito fácil!
    Adorei sua resenha e principalmente o esclarecimento dele não ser uma barata (apesar déu sempre pensar que fosse!).
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho pavor de ver... já me deu arrepios com certeza passo a diante quem quiser ler mas quero que saiba que li a resenha dele mas metamorfose ai meu Deus a capa dele me dá nervoso
    Parabéns pelo post
    Bjs,
    https://keilycesporkeilaluciablog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!
      Uma pena, mas crie coragem um dia e dê uma chance, acho que vai gostar.

      Excluir
  7. Eu sempre morri de curiosidade pra ler A Metamorfose mas tenho a impressão de que não vou entender nada! Sua breve resenha me aliviou um pouco, acho que vou ler sim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia mesmo! É mais tranquilo de compreender do que parece. Eu pensava como você antes de arriscar.

      Excluir
  8. Olá
    Eu ainda não li, mas minha irmã sim e pelo que ela me contou eu justamente pensei na depressão, quero muito ler esse livro, mas essa edição com a capa de barata me deixa angustiada.

    ResponderExcluir
  9. Engraçado...
    Eu já conheci o teor desse livro já tempos, mas só agora ao me deparar com a tua resenha me bateu o impulso de le-lo. Um imperativo mesmo! Vou pega-lo hoje com certeza.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Que bom que te incentivei a lê-lo! Acredito que vá gostar.

      Excluir
  10. Olá!
    O livro parece ser bem interessante, nunca tinha ouvido falar.
    Parabéns pela resenha!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  11. Não conhecia mas já gostei logo pela capa e título. Pelo q eu lir achei super interessante a história.

    ResponderExcluir
  12. Adorei o título e fiquei bem curiosa com a leitura, preciso ler!

    ResponderExcluir
  13. Livro excelente, li na faculdade no curso de Letras. *-----*

    ResponderExcluir

Postar um comentário