Sapiens: Uma Breve História da Humanidade - Yuval Noah Harari

       Há 70 mil anos os Homo sapiens começaram a mudar o rumo de sua história. Quando surgiram, o planeta já era habitado por uma enorme variedade de espécies de plantas, animais e também diferentes espécies de Homos. Com o tempo, a capacidade dos sapiens de cooperarem entre si em comunidades cada vez maiores se aperfeiçoou. Isso se deveu principalmente à sua habilidade recém-desenvolvida de contar histórias. A capacidade de acreditar nestas mesmas histórias e em coisas intangíveis, os ajudou a prosperar e a se tornarem a espécie dominante. 
        A vida de uma caçador-coletor era complicada. Como precisavam migrar constantemente em busca de comida, viviam em bandos menores e de pouca expressão. Então eis que se descobre a agricultura. Isto permitiu que o sapiens tivesse acesso a mais comida sem precisar se deslocar. Começam as construções de casas, vilas, cidades, impérios. A população aumentou bastante tanto dos humanos quanto dos animais domésticos.
       Muitos anos depois, veio a revolução científica, partindo da ideia de que não sabemos de tudo, e portanto é preciso buscar o conhecimento. Mais um salto em nossa evolução. Daí em diante os sapiens não pararam mais. Investindo cada vez mais em melhorias, progresso para homens e máquinas, estão a ponto de criar uma nova espécie de super sapiens através de pesquisas realizadas nos ramos da engenharia biológica, cyborg e vida inorgânica. 
       Onde vamos chegar com tudo isto? Bem... é uma boa pergunta a ser respondida após refletir sobre a macro-história apresentada.

        Este está longe de ser um livro de história comum. O autor (que é professor israelense de história, leciona no departamento de História da Universidade Hebraica de Jerusalém)  nos conduz pela jornada do Homo Sapiens de uma forma clara, direta e sem muitos panos quentes. A cada revolução, temos prós e contras. Evoluímos com o tempo. Agora temos mais comida, não há mais guerras em escala mundial, nem somos atacados por doenças de maneira desenfreada sem que haja uma cura possível. Nossa vida é facilitada cada vez mais pela tecnologia, temos mais posses, as opções são infinitas e conseguimos nos conectar com pessoas do mundo todo. Em contrapartida, estamos acabando com o ecossistema, extinguimos espécies inteiras de animais e plantas. Maltratamos os animais como se eles fossem nada e ainda há muita desigualdade entre os próprios humanos...
       Para algumas pessoas este livro pode ser incômodo, pois traz discussões sobre crenças(mito/realidade imaginada intersubjetiva) nossas de cada dia, tais como gênero(masculino/feminino), dinheiro, religião, governo, nacionalidade... Tudo colocado de forma imparcial, com a finalidade de informar, alertar e nos provocar a reflexão.

       Acompanhando a linha de raciocínio do autor, fui confrontada com uma questão que incomodou e me fez ficar horas pensando a respeito: o que é a verdadeira e tão almejada felicidade? Apesar de nunca estarmos plenamente satisfeitos, evitamos esse tipo de pergunta com uma facilidade espantosa! Estamos sempre buscando respostas, seja no passado(onde deu errado?), seja no futuro(vai dar certo e durará?) Mas pouco focamos no presente, onde precisamos estar, uma vez que é o que de fato existe. Conquistamos muito ao longo dos milênios, mas isso nos torna necessariamente felizes? O epílogo foi perfeito e fechou a obra de forma maravilhosa!
        Então, eu mais que recomendo a leitura. Façam um favor a si mesmos e dêem uma chance! Vai valer a pena cada página se você deixar a mente aberta, claro! Vou deixar aqui o link de uma entrevista feita com o autor Yuval Noah Harari no programa Conversa com Bial onde ele fala sobre o Sapiens e também sobre seu outro livro Homo Deus https://youtu.be/cwceT9z0WPw.
       Depois que conhecerem a obra, espero que consigam dormir com todo este barulho.


        Boas leituras!!






Comentários

  1. Acho esse autor incrível, lí uma amostra de Homo Deus, e em breve quero comprar. Gosto da forma como ele argumenta e contra argumenta deixando a perspectiva de entendimento da obra sob a reflexão do leitor. Sem sombra de dúvidas uma ótima indicação. Pretendo ler todos os livros possíveis dele.

    ResponderExcluir
  2. Oi,
    Esse livro é muito bom, realmente não é um livro comum, aliás esse autor é incrível, sou muito fã!
    O Homo Deus também é maravilhoso!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Que interessante esse livro, é uma verdadeira viagem à história da evolução humana de forma direta e realista. Ainda não conhecia o autor, vou procurar essa entrevista com o Bial pra conhecê-lo melhor. Excelente indicação de leitura, obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir
  4. Que bela dica!
    Adorei!
    Bem como adorei teu blog!
    Visita e siga o meu, caso goste!
    Seguirei igual!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  5. Oi Lorena, tudo bem?

    Sempre tive muita vontade de ler esta obra e sua opinião sobre a mesma apenas me deixou mais animada para realizar a leitura. Gosto bastante de questionar essa parte do "que falta" para alcançarmos a tal da felicidade, já que mesmo com tanta evolução, nunca parecemos satisfeitos. Realmente vivemos pensando no passado e futuro, deixando assim o presente de lado. Adorei!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    não conhecia esse livro e parece ser incrível, a história e essa reflexão também, estamos sempre querendo a felicidade, e quando ela vem nem percebemos de tanto que buscamos e não percebemos quando chega. Dica anotada, e espero poder ler em breve!

    beijos.

    ResponderExcluir
  7. Nunca ouvi falar desse livro, mas ele parece ser bem legal! 😊

    ResponderExcluir
  8. Nunca tinha ouvido falar deste livro, mas com certeza é uma obra que todos devem se dar a chance de conhecer, pois devemos sim conhecer o que veio antes, para quem sabe não repertirmos os mesmos erros, e quem sabe daí em diante ter um novo pensamento crítico, o passado existe como um lembrete do que deu certo, o que deu errado e o que poderia melhorar, não podemos nunca viver em função dele, mas seria uma boa usarmos lições dele para sermos pessoas melhores

    ResponderExcluir
  9. ola´1
    Adorei conhecer este livro... Pelo que li na sua resenha, deve ser uma leitura super interessante.
    Encontrar a felicidade não é uma missão nada fácil, mas possivel...
    Abraços...

    ResponderExcluir
  10. Oi Lorena. Nunca tinha ouvido falar desse livro ou do autor ~ claramente correndo pra Globoplay caçar a entrevista. Mas, eu adoro história, todo o período de evolução que tivemos, e achei um ótimo ponto falar sobre a felicidade e a satisfação plena que sempre procuramos e parecemos não encontrar. Fiquei bem curiosa sobre a obra e vou procurar por ela. Beijos
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  11. Olá
    Sou apaixonada por história e já faz um tempo que vejo muitas indicações do autor e sobre sua forma de expor os fatos, sua resenha só me deixou ainda mais curiosa.

    ResponderExcluir
  12. Esse livro ainda não li, parece ser bem interessante, realmente estamos sempre procurando respostas, se questionar sobre o que é a verdadeira felicidade é algo muito bom de se tirar de uma leitura

    ResponderExcluir

Postar um comentário