O Retrato de Dorian Gray - Oscar Wilde

       O jovem Dorian Gray é um rapaz adorável, inocente e completamente alheio à própria beleza. Um dia, Basil Hallward decide pintar um retrato do jovem, sua obra prima! No mesmo dia em que conclui o quadro, apresenta Dorian ao seu amigo lorde Henry Wotton cujas ideias são transmitidas ao rapaz em uma conversa, fazendo-o refletir sobre coisas até então desconhecidas, modificando-o profundamente. Mais tarde, quando Dorian é apresentado à própria beleza refletida em seu retrato, profere palavras que selam seu destino:

  “Como isso é triste! Deverei envelhecer, e ficar horrível e assustador. Mas este retrato sempre permanecerá jovem. Nunca ficará mais velho do que neste dia particular de junho... se fosse ao contrário! Se fosse eu a ficar sempre jovem e o retrato envelhecer! Por isto – por isto – eu daria qualquer coisa! Sim, não há nada em todo o mundo que eu não daria!”

       Esta obra foi primeiramente publicada em 1890 pela revista Lippincott’s Monthly Magazine. Um de seus sócios, ao conhecer Oscar Wilde, lhe encomendou uma obra que trouxesse o ideal do movimento conhecido como Esteticismo. Basicamente este movimento defendia o belo acima de qualquer outro valor social. A vida deveria ser vivida intensamente de acordo com o ideal de beleza. Acreditava-se na arte pela arte, sem que houvesse a necessidade de repassar algo a mais através dela.
       O texto original de Wilde foi "censurado" em algumas partes pela edição, de forma a não chocar o público com os termos usados pelo autor. Um ano depois, após receber muitas críticas do conteúdo da história de Dorian Gray, o próprio autor fez alterações no texto, acrescentando parágrafos, amenizando muitas coisas para que sua publicação como livro fosse possível (ele escreveu um prefácio para esta obra deixando claro o que pensava sobre isso). Este foi seu único romance publicado em vida, devido a problemas pessoais graves que ocorreram depois e o levaram à ruína culminando em sua morte pouco mais tarde.

       Quando lemos este livro, nos salta aos olhos o mito do Narciso na adoração excessiva do personagem pela própria imagem e também pela forma como ele toma consciência de sua beleza; e o pacto fáustico, quando tomado de um desejo desesperado por algo concorda em trocar tudo o que possui para obtê-lo. Mas eu vi também uma outra coisa... Para quem acredita, talvez ali também esteja a dinâmica entre corpo e perispírito.
       O que alguém  não daria para poder manter sua imagem sempre jovem e de certa forma intocada! Podendo dar vazão aos mais íntimos anseios sem que isto lhe afetasse de maneira visível. Sua imagem sempre jovem e bela podendo ser mostrada aos outros e até a si mesmo no espelho, causando enlevo e mantendo-se sempre desejável. Seria bom, não é?
       Só que essa vida desregrada e sem limites acaba imprimindo sua marca em algum lugar. Se não aparece externamente, ela deve ficar gravada por dentro...
       Já reparou como algumas pessoas tem um olhar estanho, apesar da boa aparência? Bem, dizem que os olhos são o espelho da alma. E diferente do retrado de Dorian, o nosso não pode ser ocultado das outras pessoas tão facilmente. Nem de nós mesmos, afinal estamos sempre mirando em espelhos. Um dia tudo será descoberto, nos obrigando a confrontá-lo quando o peso for grande demais para suportar, então...
       Todos temos bem e mal dentro de nós. Assim como em Dorian Gray, estas duas partes estão sempre travando embates e cabe a nós decidir qual vencerá.

       Mesmo com essas possibilidades de interpretação, este não é um livro que traz uma "moral da história". Ou pelo menos a ideia não era esda. Li a versão do texto de 1890, mas não acho que tenha sido um problema, apesar de o clássico ser a de 1891. Gostei da experiência! A escrita de Oscar Wilde não é difícil e prende o leitor.
       Recomendo muito a leitura! Leiam, reflitam e cuidado com o que desejam...


        Boas  leituras!





       Capa da primeira publicação na Lippincott's Monthly Magazine:



Comentários

  1. Dorian Gray sempre foi muito famoso. Lembro a primeira vez que ouvi a história dele e achei sensacional

    ResponderExcluir
  2. Nunca ouvir falar, mas parece ser bem legal! Adorei o post! 💙

    ResponderExcluir
  3. Leitura interessante ora quem curte o estilo. Eu adorp um romancre clichê.

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Sou doida para ler esse livro desde criança e não sei porque ainda não o fiz, mesmo porque já li uma Peça do autor e achei sensacional

    ResponderExcluir
  5. Nunca li o livro, mas acho a história o máximo. Vi um filme sobre Dorian Gray e achei perfeito. Claro que deve deixar a desejar ao livro. Você chegou a ver esse filme?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cheguei a assistir um filme sim, mas ainda prefiro o livro rs.

      Excluir
  6. Oi Lorena,

    Tenho muita vontade de ler esta obra, mas por ser um clássico sempre fico receosa de não me identificar com o estilo de narrativa, então gostei de saber que a escrita é fácil. A premissa da obra é bem interessante, principalmente por trazer essa batalha entre o bem e mal que existe em cada pessoa. Adorei seu post, ficou maravilhoso!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Conheço o enredo de Wide, mas ainda não tive a oportunidade de ler o livro.
    Não vejo a hora de poder fazê-lo, acho super profunda e valiosa a reflexão que ele proporciona.
    Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  8. olá!
    Nunca tive oportunidade de ler este livro, conhecia a história de Dorian Gray através de uma série. Adorei a dica.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  9. Eu já tinha ouvido sobre a história, mas não sobre o livro, soube através do filme. Mas acho o reteiro muito atual e interessante. Eu iria gostar de ler, inclusive quero deixar essa indicação na minha lista. Abraços!

    ResponderExcluir
  10. Olá!

    Ainda não sei por que não li esse livro ou vi o filme embora eu sempre tenha tido muita vontade. Há coisas que não se explicam, né?

    Mas preciso mudar isso.

    Diego França | www.vidaeletras.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá!

    Nossa, que legal!!! Adorei que o livro é de 1891. Fico imaginando quantas pessoas leram esse livros de lá pra cá. Sinto como se fosse uma viagem no tempo.
    Achei interessante essa reflexão sobre o bem e o mal que existem dentro de nós.
    Fiquei bem curiosa pela leitura!!!

    Grande beijo,
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir

Postar um comentário