Leonardo da Vinci - Walter Isaacson

                               
                  "Descreva a língua do pica-pau" 


       Um item um tanto peculiar para se colocar em uma lista de afazeres do dia, ou nem tanto se soubermos a qual mente curiosa ela pertence. A lista encontra-se em um de seus vários cadernos, juntamente com experimentos de luz e sombra, projetos para apresentações teatrais e esboços do movimento das asas da libélula. Uma mente inquieta, que se interessaria também por anatomia, engenharia, hidráulica e tantas outras coisas, que, através de experimentos e observações, antecipou descobertas em mais de um século. 
        Leonardo nasceu em 1452 em Vinci na Itália, filho ilegítimo do tabelião Piero da Vinci com Caterina Lippi. Nessa condição, Leonardo não precisou seguir a profissão paterna, permitindo que desse livre curso à sua vocação. Durante toda a vida foi uma pessoa controversa para a época: filho ilegítimo, canhoto, gay, vegetariano, disperso e um pouco herético. Nada disso o incomodava, pois sua paixão pelo conhecimento sempre falou mais alto. Basicamente dedicou-se a questionamentos que a maioria de nós não faz mais ao sair da infância; coisas simples que nos permitem entender e admirar a dinâmica da vida.
       Nem sempre tirou do rascunho os trabalhos a que se propôs, mas para a execução de cada um se dedicava a estudos científicos(que acabavam por ser mais aprofundados que o necessário) para sua execução. As poucas obras que executou(suas favoritas), também não foram totalmente finalizadas, visto que Leonardo as retocava constantemente buscando a perfeição, até falecer.

       Walter Isaacson nos apresenta, nesta biografia incrível, Leonardo da Vinci e suas obras de arte!! Ambos se mesclam de uma maneira impressionante quando as obras(analisadas detalhadamente pelo autor) são situadas no tempo e contexto da vida do artista. Descobrir mais informações e detalhes de obras como A Última Ceia e conhecer a história de Lisa foram experiências únicas! 
        Uma passagem da introdução do livro, define a vida de Leonardo muito bem:
     " Mas, mesmo quando Leonardo se dedicava a pensamentos inovadores, a ciência não era um esforço descolado da arte. Juntas, elas serviam à sua paixão fundamental, que era nada menos do que saber tudo que há para se saber sobre o mundo, inclusive como nos encaixamos nele. Leonardo tinha uma reverência pela plenitude da natureza e era sensível à harmonia de seus padrões, que ele via replicada tanto nos fenômenos grandes quanto nos pequenos."

       Recomendo fortemente a leitura, mas leiam de modo a degustar o livro. Vai valer o tempo empregado e, ao final, terão "olhos de Leonardo" para observar e se maravilhar com o universo ao redor.

        Boas leituras!!

                                             
             
  


                      


                      


                      

                      

Comentários