Anna Kariênina - Liev Tolstói

                       "Todas as famílias felizes se parecem, 
                                    cada família infeliz é infeliz à sua maneira."

            Anna Arcadiévna Kariênina é casada com Aleksiei Aleksándrovitch Kariênin com quem tem um filho, Serguei Aleksieitch Kariênin(Serioja). Em viagem à casa de seu irmão Stiepan Arcáditch Oblónski em Moscou, para ajudá-lo a resolver sua situação com a esposa, conhece o oficial Aleksiei Kirílovitch Vrónski e os dois começam um tórrido romance que abala as estruturas de todos, inclusive da sociedade em que estavam inseridos.
            Konstantin Dmítrich Liévin é um proprietário de terras amigo de Oblónski. Ele viaja até Moscou para propor casamento à Katierina Aleksándrovna Cherbátskaia(Kitty). Porém, Kitty está enamorada de Vrónski e aguarda seu pedido de casamento para a noite do grande baile, uma vez que ele já frequentava sua casa há algum tempo e demonstrava ter intenções de se casar. Mas mesmo sabendo, através de seu amigo Oblónski, dessa situação e de sua pequena chance de sucesso, Liévin se arrisca.

            A escrita de Tolstói é muito boa! Frases bem construídas e com passagens descritas de uma forma muito bonita. A princípio pensei que seria uma leitura difícil, mas quando comecei, ela fluiu bem. As tramas dos dois núcleos são apresentadas em capítulos alternantes divididos em oito partes. Os personagens são envolventes e complexos de tal forma, que por vezes nos esquecemos que não são reais. Eles mudam sua maneira de pensar, agir e sentir à medida que o tempo passa de maneira sutil, quase natural. Se prestarmos atenção, podemos perceber ainda a presença de paralelos como: cidade e campo, amor puro e carnal, riqueza e pobreza, direitos de homens e mulheres, pecado e virtude, etc. Os personagens por vezes são verdadeiros espelhos uns dos outros.
            Tolstói detalha tudo, como se nos levasse em um tour pela alta sociedade russa, colocando questões políticas, filosóficas, econômicas e sociais em voga na época de sua publicação, como as reformas liberais promovidas pelo imperador Alexandre II da Rússia, com destaque para a Reforma Emancipadora de 1861 ou Emancipação dos Servos que liquidou a dependência servil dos camponeses russos(mujiques), dando a eles plenos direitos de cidadãos.
            Ler clássicos pode ser um desafio para algumas pessoas, por vários motivos. No meu caso, apesar de gostar muito deles, certos detalhes tiram um pouco o meu ritmo de leitura... Como mencionei na resenha de Os Miseráveis, certos detalhes poderiam não ter entrado na história, ou simplesmente ter sido resumidos, já que no fim das contas não trazem uma grande relevância ao que está acontecendo(a meu ver, pelo menos). Sei que uma das coisas que faz com que um livro seja um clássico, são as informações que ele traz sobre o período em que foi escrito. Até aí tudo bem, as informações são passadas de forma a parecer que estamos participando mesmo das conversas e recebendo as notícias do dia a dia. Mas cenas detalhadas de caçadas, algumas discussões, uma eleição que parecia sem fim...(me solidarizei com o Liévin, por momentos me perdia e queria sair logo dali! Rs)

            Publicado inicialmente em partes na revista Ruskii Véstnik(O Mensageiro Russo) de 1875 a 1877, sua primeira edição completa em livro foi lançada em 1877. Até hoje este romance é aclamado como um dos melhores já escritos. Apesar das observações que fiz sobre a leitura ter se arrastado em alguns momentos nas cenas mais lentas, quando a história retomava o foco, o desenrolar da trama ficava cada vez mais interessante, e eu cada vez mais curiosa.  No geral é um livro muito bom que vale a pena ser lido. Recomendo muito!!

            Boas leituras!!




Comentários

  1. Olá Lorena, tudo bem?
    Anna Kariênina é um livro que tenho muito vontade de ler, adorei sua resenha e como mostra toda a trama que choca a sociedade, ainda mais pelo período. E a escrita do autor parece ser ótima. Vou tentar ler esse ano ainda. Boa dica.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Oi, Lorena.
    Ou, q ótimo ver uma resenha de Tolstói ! Resenhas como a sua mostram que literatura russa é ainda essencial.
    Confesso que não li ainda Anna, mas, quando o fizer, prestarei bastante atenção nessas dicotomias que vc elencou: cidade e campo, amor puro e carnal, riqueza e pobreza, direitos de homens e mulheres... Tenho certeza que vai valorizar muito minha experiência.
    Parabéns pela coragem da resenha!

    ResponderExcluir
  3. Oiii,
    Eu não conhecia o livro ainda, tendo essas primeiras impressões agora, mas eu gosto de livros que tem romance assim, cheio de reviravoltas, mantém a gente mais empolgada rsrs. Parece um ótimo livro!

    ResponderExcluir
  4. Pare tudo. Eu não tinha ideia que esse livro foi publicado inicialmente em uma revista da época. Isso é tão maravilhoso. Não é a toa que um clássico É UM CLÁSSICO.
    Anna Karienina tem uma história ótima de acompanhar. Sou suspeita em falar.

    ResponderExcluir
  5. Olá, tido bem? Esse é um livro que quero muito ler, espero ter a oportunidade de adquirir ainda este ano, sou louca para conhecer esse clássico.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  6. Oi! Eu já conheço o clássico, ao menos de nome. Nem o filme vi ainda. Mas sinto muita vontade de fazer a leitura dele. Sinto medo de não me dar bem, porque acaba sendo bem diferente dos livros que sou acostumada, mas quero sair da minha zona de conforto e eu curto clássicos. Beijos
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir

Postar um comentário