Os Miseráveis - Victor Hugo

     Lançado em 1862, o livro conta a história de Jean Valjean, que por ter roubado um pão, para que seus sobrinhos não morressem de fome, é condenado a cinco anos de trabalhos forçados nas galés (tornando-se o prisioneiro 24.601). Pena esta aumentada a cada tentativa de fuga, chegando a dezenove anos. Ao sair da prisão, ele conhece o Bispo de Digne, que terá um papel decisivo na vida deste grilheta. Esta é apenas uma pequena introdução de uma longa história que mostra diferentes facetas da vida humana onde Jean Valjean não é o único protagonista. Somos apresentados a outros personagens, inclusive alguns que dão nome aos volumes que compõem a obra. Fantine, Javert, Cosette, Thénardier, Marius, Éponine, D. Bienvenu, Gavroche, Enjolras. Estas vidas se entrelaçam ao longo da trama, atraídas por um destino que insiste em uni-las das mais diversas formas. 
     O romance nos conduz por dois tipos de miséria. 
     A miséria material, pobres cada vez mais pobres postos à margem de tudo, que sonham e lutam por um futuro melhor a cada dia. A indiferença por parte dos mais abastados que os humilha e julga sem a mínima piedade. 
     A miséria moral - que acredito ser o principal tema - nos traz alguma perguntas. Até onde uma pessoa é capaz de ir? Por necessidade, por maldade, por amor! Será que tudo se justifica? Será possível alguém se reerguer das sombras e viver uma vida plena? Qual é a verdadeira justiça? Talvez você encontre algumas respostas refletindo ao longo da leitura. O autoaprimoramento é a revolução mais difícil de propor, e uma vez proposta, a luta é árdua, e a vitória(apesar de às vezes não parecer) é absolutamente possível.

     Falando em revolução... é preciso esclarecer uma pequena questão aqui: o período histórico em que se passa o livro é entre a Batalha de Waterloo em 1815(Napoleão, lembra?) e as Barricadas de 1832(que na verdade é uma insurreição). Victor Hugo presenciou todo o período, inclusive a Revolução de 1848, que instaurou o Segunda República na França. Não vou me estender aqui sobre isto uma vez que a história é longa. Porém, se você quiser saber direitinho o contexto, acesse este link https://youtu.be/wAxMWsZJ7K0 do canal da Vevs Valadares, ela explica tudinho de maneira rápida e simples.
     A única ressalva que tenho é quanto às digressões que são muuuuitas!! Ajudam a se situar? Sim ajudam! Porém em certos momentos fiquei pensando se algumas seriam tão necessárias assim... 
     Mas não desanimem por isso. O livro é grande, mas vale cada página!! 
     Recomendadíssimo!!!

     Vou deixar aqui embaixo algumas ilustrações feitas por Émile Bayard, que estão na primeira edição de 1862. Ele ilustrou outras obras também, mas o retrato de Cosette na estalagem dos Thénardier foi a que lhe rendeu fama. Também tem um link onde poderão conferir todas as ilustrações: https://www.mtholyoke.edu/courses/rschwart/hist255s13/images/illustrations/page/image1.html

     Boas leituras!



  
 

Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre soube do seu talento, mas cada resenha que leio me deixa mais orgulhosa. Você consegue transformar livros complexos em livros tentadores. Aguça minha vontade de ler.

      Excluir
    2. Que bom que você gostou amiguinha!! Fico feliz por conseguir incentivar o hábito da leitura!
      Sem o apoio de vocês eu não teria me arriscado.

      Bjuuuuus!!

      Excluir
  2. Os miseráveis um clássico da literatura mundial inspirou varios filmes e até hoje é uma lição de moral e de humanidade excelente resenha deu até vontade de ler de novo.

    ResponderExcluir
  3. Momento confissão aqui: eu tentei ler esse livro 3 vezes com intervalo de 1 ano entre cada tentativa e só consegui ler esse ano kkkkk
    Mas quando li fiquei muito apaixonada, acho que esse livro é uma lição enorme de humanidade, muitas pessoas falam dos filmes que esse livro inspirou, mas até hoje não assisti nenhum.
    Adorei a resenha e as fotos (minhas preferidas do livro). Parabéns! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Obrigada!
      O livro é realmente longo e pode ficar lento em algumas partes. Precisamos de perseverança rs.
      Quanto aos filmes, assista ao musical com o Hugh Jackman. É maravilhoso!!
      Abraços!

      Excluir
  4. Um clássico mundial, adoro este livro por fazer nos refletir sobre a humanidade. Bjs

    ResponderExcluir
  5. Ah, Lorena... Seu post foi incrível! Esse é um dos livros que mais adoro na literatura! Um Clássico charmosérrimo! Adoro! E sim, a miséria moral é mesmo o principal tema!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Muito obrigada!
      Verdade, afinal esta é a pior miséria, né?

      Excluir
  6. Oi, Lorena. Tudo bem?

    Olha eu já assisti ao musical de Os miseráveis e achei uma coisa linda. Emocionante, encantadora. Mas sinceramente, tenho preguiça só de olhar para o livro que parece interminável. Um dia quem sabe.

    Gostei de seu texto e do link para situar o leitor sobre a história. Enriqueceu.

    Bjão,
    Diego | www.vidaeletras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Eu também pensei algumas vezes antes de encarar o desafio. Mas fui com muita calma e deu certo. Acredito que este livro deve ser lido devagar mesmo.
      Abraços!!

      Excluir
  7. Olá, eu tenho muita vontade de conhecer essa história, mas só de olhar o tamanho do livro, já me desanimo, não gosto de livros longos, mas sua resenha me fez sentir um pouco dessa história e me interessei ainda mais, quem sabe um dia...Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      O tamanho dele assusta mesmo. Mas ele é melhor se lido com calma. Mas se um dia você animar não vai se arrepender.
      Abraços!

      Excluir
  8. Oi, Lorena!
    Semana passada eu comecei a ler esse grande clássico da literatura mundial. Eu já assisti ao filme e gostei bastante, apesar de ter muitos momentos massantes, mas é porque é muito descritivo, eu entendo, mas não tira o seu brilho!
    Ótima postagem a sua! Amei o texto e as fotos.
    Grande abraço,
    Drica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Muito obrigada!
      Realmente algumas partes sâo um exercício de paciência... rs
      Abraços!!

      Excluir
  9. Não li este livro ainda, mas pela resenha e pelos comentários aqui, dever ser encantador e muito bom!
    E por ser um clássico da literatura mundial, me empolga ainda mais para ler
    Bhs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Leia sim!
      Tive curiosidade baseada na adaptação do musical para o cinema e não me arrependi!!
      Abraços!!

      Excluir
  10. Quero muito ler esse livro, acho que incrível e muito rico. Uma leitura clássica que sempre quis adicionar a lista, sou muito interessada nele. Vou ler porque é uma obra maravilhosa. Obrigada!

    ResponderExcluir
  11. Ainda me lembro como se fosse ontem no meu ensino fundamental a professora mandando a gente ler Os Miseráveis pra fazer prova de literatura e eu morrendo de tédio do livro por causa da capa, mas quando comecei a ler super amei, acho que em menos de uma semana já tinha terminado de ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No meu caso levei um pouco mais de tempo para concluir...
      Uns meses. Rs

      Excluir
  12. Parabéns pela resenha realmente deu vontade de ler agora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigada! Fico feliz por ter conseguido incentivar mais um leitor!
      Abraços!

      Excluir
  13. Tenho muita vontade de ler este livro mas nunca o encontro com um preço razoável para comprar.😢 Depois de visto o filme/musical está vonade aumentou muito. Fora que já li algumas coisas do autor que me encantaram. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As edições físicas devem ter um preço mais salgadinho mesmo...
      Mas tomara que você consiga comprar. Será uma leitura prazerosa!
      Beijos!

      Excluir

Postar um comentário