Vinte Mil Léguas Submarinas - Jules Verne

        Por volta do ano de 1867, após retornar de uma viagem a trabalho, o professor Aronnax e seu criado Conselho se vêem envolvidos em mais uma(desta vez como convidado) a bordo do navio americano Abraham Lincoln, que saiu à caça de uma criatura misteriosa. Esta criatura chamou a atenção do mundo por sua força e agilidade incomuns para os seres marinhos conhecidos, e pelos estragos que causou em algumas embarcações.  Uma noite, finalmente a avistam e como resultado do confronto, o professor, seu criado Conselho e também o arpoador Ned Land são lançados ao mar à mercê da sorte. Graças a isto conhecerão a criatura tão temida nos mares.

        Quando me propus a viajar por vinte mil léguas submarinas, a expectativa era grande. Esperava uma aventura mais dinâmica, mas o que encontrei foi um texto longo por conta de incontáveis informações sobre plantas e animais marinhos, classificando-os cientificamente de tal forma que, se você não for um biólogo pode se perder ou ficar entediado. 
        A viajem é interessante. As descrições dos diferentes lugares por onde passa o Náutilus aguçam a curiosidade, e se você estiver com um mapa por perto, o autor coloca todas as coordenadas da viagem caso queira seguir o percurso. Sim, eu procurei algumas delas, é algo interessante de se fazer. Contudo, não foi o suficiente, uma vez que os personagens não me cativaram... Eles não saem do que já se espera e também não variam o discurso. Apenas em um momento mais para o fim do livro fiquei apreensiva a respeito de uma situação.
       Entendo que é um clássico da literatura e que muitas pessoas gostam, mas sinceramente não me ganhou. Talvez se o autor tivesse explicado um pouco mais sobre o capitão Nemo, por exemplo, eu não teria ficado com aquela sensação de ficar no vácuo ao finalizar o livro. 

       Apesar de a resenha não ter sido positiva, não se prive da experiência de leitura. Talvez para você funcione, afinal gostos variam de pessoa para pessoa. Se não animar a ler o texto integral, como fiz, existem edições mais curtas. 

       Boas leituras!!


Quando lançaram a primeira edição, ela trouxe diversas ilustrações. Algumas se encontram na edição acima(da foto). Aqui estão alguns exemplos:







Comentários

  1. OI, Lorena!

    Eu tenho essa edição que você postou. Gostei muito do livro, ainda não concluí, mas tive as mesmas dificuldades que você relata na resenha, os textos muito longos com informações mais ligadas às pessoas que entendem mais da vida marinha, por vezes, fica muito monótono, mas no geral é muito interessante, estou um pouco mais da metade da leitura e quero terminar esse ano, pois, de vez em quando coloco uma leitura diferente na frente (rsrsrsrs).
    Ótima resenha!
    Grande abraço,
    Drica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Obrigada!
      Livros assim a gente vai colocando umas no meio pra ajudar. Rs
      Beijos!

      Excluir
  2. Suoer bem abordado e descrito este clássico. Já tive o prazer de ler algumas páginas e acabei parando. Prefiro relatos detalhados, sem serem cansativos pois isso aguça a imaginação!

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do post. Está muito bem escrito e isso fez me ler com muita paixão. Ótima resenha!

    www.bloginescosta.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  4. Nunca ouvi falar desse livro, e se nas primeiras páginas não me cativar já era! Desisto, teve um livro uma vez, que durante 3 anos tentei ler, enfim consegui foi o Papillon.

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Do autor, li apenas Viagem ao Centro da Terra quando era mais nova e amei. Lembro que, por mais absurda que a coisa toda parecesse, as descrições e a narrativa como um todo a tornavam crível. É uma pena que você tenha se decepcionado, ainda tenho esperança de ler 20 mil léguas, espero gostar, pois acho Verne um autor incrível

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Ainda não desisti do autor. Pretendo ler outras obras dele.
      Beijos!

      Excluir
  6. Olá!
    Esse livro é bem comentado e as pessoas adoram essa viagem, confesso que eu também ficaria perdida com essas descrições e isso acabaria me desanimando,mas mesmo assim tenho muita vontade de ler esse livro, quem sabe eu não goste!

    beijos!

    ResponderExcluir
  7. Olá
    Intrigante, adoro a temática. Amei o texto vou procurar o livro pra mim 😍

    ResponderExcluir
  8. É um livro incrível. Li há muitos anos atrás e não me arrependo. Excelente indicação.

    ResponderExcluir
  9. Oi Lorena!!
    Não conhecia o livro, mas pela sua resenha acho que não me agradaria.
    Eu gosto muito de ler percepções negativas, pois raramente vejo resenhas falando que um livro não agradou. É mais fácil resenhar algo que amou do que aquele não agradou tanto né?
    Por ser um clássico, como você informou, deve ter seu público cativo, então não se chateie por não curtido tanto. Isso acontece rs
    Bjs
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  10. Nossa, parece uma leitura bem cansativa! Não gosto de ler nada que tenha termos científicos ou com muitos parágrafos com descrições infinitas de coisas desnecessárias (no meu ponto de vista, claro). Então acredito que não seja um livro que eu gostaria de ler em algum momento da vida. Ainda mais pelo vácuo no final kkkk
    Mas acredito que, pra quem gosta, mesmo a resenha sendo negativa, vale a pena a leitura. Afinal, como você mesma disse, têm muitas pessoas que gostam da obra.

    Grande beijo,
    Letícia Franca
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  11. Pois é, realmente é um clássico da literatura, mas à época e nem sempre se torna atemporal, e por isso somos enganados... rsrsss... também não curti, mas agreguei experiências atreladas a obra, como ter passado a última férias em um hostel de nome Nautilus por conta da inspiração na obra de uns, então hoje, amigos argentinos...

    ResponderExcluir
  12. ¡Hola!
    Acabome de encontrar co teu blog e encantame *_* Quedome por aquí para estar atenta as tuas novas publicacións, oxala te animes a pasarte polo meu blog e quedarte :)
    Aprovecha La Vida Cada Día
    ¡Bicos!

    ResponderExcluir

Postar um comentário