Homo Deus - Yuval Noah Harari

      Uma vez que seja distribuída toda a comida disponível atualmente em nível igualitário, é possível alimentar a população mundial sem problemas permitindo uma vida tranquila neste aspecto. Existem atualmente muitos recursos médicos para curar doenças, as condições favoráveis a um surto epidêmico foram erradicadas. Conseguimos cada vez mais lidar de maneira eficiente com doenças variadas. E se alguém resolver começar uma guerra hoje, não será uma boa ideia... Muitos países atualmente possuem seu próprio arsenal nuclear e também tecnologia suficiente para um ataque cibernético devastador. Com a globalização, as fronteiras bem definidas de outrora, agora se misturam, causando efeitos colaterais em larga escala. 
      Ok, resolvemos as grandes questões que nos tiravam o sono à noite. Apesar dos pormenores de cada uma, podemos ficar tranquilos... 
      Então, o que faremos agora? As coisas estão tão monótonas... Não temos mais que nos preocupar com ameaças de fome, guerra e doenças a nível global. O que virá em seguida?
      Que tal imortalidade, felicidade e divindade?! Através da engenharia biológica, cibernética e de seres não orgânicos, a humanidade segue rumo à criação do Homo deus, uma nova espécie muito melhor do que o sapiens atual, e junto com ele formas de interação e crenças totalmente novas! Imaginem só químicas capazes de nos manter sempre felizes, conseguir o controle da mente e também do corpo. Além disso, seremos adeptos do dataísmo, interconectados através de uma vasta rede de dados detalhados sobre tudo e todos.

     Após a leitura deste segundo livro do autor, percebi que se trata de uma extensão da última parte de Sapiens. Aqui, as teorias são apresentadas discutindo temas como desigualdade econômica(e consequentemente social), política, ciência e religião dos tempos atuais. Os avanços incontáveis em todas estas áreas são para o deleite de todos, certo? Não exatamente... As inovações em todos estes campos se acumulam, e o acesso a tudo isso é cada vez mais seleto. Para saber quais são elas e toda a discussão envolvida do ponto de vista prático e ético, vão precisar ler o livro para entender melhor a teia de informações.
       Apesar de eu ter gostado muito mais de Sapiens, esta "continuação" veio complementar as ideias do autor. Em muitos momentos nossas opiniões se chocaram e ainda não concordo com Yuval em tudo. Encontrei também informações que me lembraram muito alguns filmes e livros de ficçãocomo GattacaTranscendence e Admirável Mundo Novo. Se você acha que são apenas invenções, pense melhor.
      Recomendo a leitura a vocês, pensem a respeito, pois "...é melhor que compreendamos o que está acontecendo e tenhamos uma opinião a respeito, antes que isso tenha uma opinião por nós."


       Boas leituras!!



Comentários