Sejamos Todos Feministas - Chimamanda Ngozi Adiche

       Em 2012, a escritora Chimamanda Ngozi Adiche, autora de livros como Hibisco Roxo, Americanah, Meio Sol Amarelo, No Seu Pescoço, entre outros, realizou uma palestra no TEDx Euston sobre feminismo. 
       A palestra se transformou em um livro curtinho, com 63 páginas aproximadamente, publicado em 2014, que introduz temas importantes para discussão. O feminismo é o principal (como já informa no título), mas junto com ele vários outros são trabalhados como consequência. A autora fala um pouco sobre sua experiência ao se tornar feminista e como as mulheres são vistas em seu país natal, a Nigéria.
      Ao nascer, meninos e meninas tem seus papéis determinados em sociedade, baseado em ideias preconcebidas baseado no sexo ao qual pertencem. Então homens seriam o sexo dominante, dinâmico e de poder, enquanto mulheres seriam o sexo submisso, pacato, impotente. Muito já se alcançou na mudança desse pensamento e ideias equivocadas, mas infelizmente ainda não chegamos ao ideal. O pensamento machista ainda tem força, mesmo nas coisas mais simples e rotineiras das quais não nos damos conta. Esse modo machista de pensar não é privilégio apenas de homens, existem mulheres que ainda acreditam nessas divisões de papéis e, assim como eles, se escandalizam quando veem homens e mulheres dividindo funções domésticas em casa, ou uma mulher provendo o lar financeiramente, seja ela casada ou não. Além, é claro, da ascensão feminina na política, economia, entre outros. A independência feminina ainda incomoda algumas pessoas.
Uma observação feita pela autora, igualmente pertinente, é o fato de feministas não serem consideradas femininas, felizes e odiarem os homens. Uma ideia mentirosa fixada afim de deturpar a imagem das mesmas.

       Por ser a transcrição de uma conferência realizada pelo TED (o vídeo tem cerca de trinta minutos de duração), tudo foi colocado de forma superficial, apenas ilustrando as situações para nos chamar a atenção, incentivando a buscar mais informações sobre o assunto e consequentemente a nos posicionarmos, saindo um pouco da visão exagerada das coisas. Afinal, somos os responsáveis pela sociedade e cultura que se construirá no mundo futuramente, de acordo com a educação que repassarmos aos nossos descendentes.
       Para quem não conhece, o TED é uma série de vídeos curtinhos de conferências com conteúdos diversos que, como diz seu slogan, são "ideias que merecem ser disseminadas"(ideas worth spreading). São realizadas na Europa, Ásia e nas Américas pela fundação Sapling dos Estados Unidos. É possível acessá-las pelo site www.ted.com ou pelo canal no youtube.

       Pretendo ler outras obras da Chimamanda para conhecer melhor sua escrita e seu pensamento. Esse primeiro contato me deixou muito satisfeita. Boa fluidez de ideias, colocadas de forma simples e direta.

        Então leiam! É sempre importante tomar conhecimento de ideias que trazem uma evolução ao pensamento humano. Dessa forma, não caímos na tentação de repetir opiniões alheias grosseiras e desinformadas.

        Boas leituras!!





Comentários

  1. Oi!
    Foi o primeiro livro que li da Chimamanda e amei! Comecei a ler agora No Seu Pescoço, a leitura é um pouco mais densa, repleto de significados e sentimentos pesados. Eu tô quase virando fã e não vejo a hora de terminar esse livro e resenhá-lo. Adorei tua resenha e não sabia que tinha sido da palestra. Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Esse foi o primeiro livro que eu li da autora e confesso que foi isso que me fez ter vontade de conhecer os outros titulos dela.
    Eu vi o vídeo original também e nossa, ela é extremamente eloquente e fala com muita propriedade. Eu gostei muito da forma como ela fala sobre feminismo, muito importante ler!

    ResponderExcluir

Postar um comentário