Shantaram - Gregory David Roberts

         Em 1980, Gregory David Roberts fugiu de uma prisão de segurança máxima na Austrália pelo muro da frente, após cumprir parte de sua sentença por roubo. Saiu do país usando um passaporte falso com o nome de Lindsay Ford com destino a Bombaim na Índia e de lá seguiria para a Alemanha após alguns dias. Porém, as coisas não saíram como o planejado.

         Ao chegar na cidade, Gregory então Lidsay, conhece Prabaker, que a princípio faz as vezes de “guia da cidade” e posteriormente se torna um grande amigo seu. Por achar o nome Lindsay difícil de se pronunciar, Prabaker decide renomeá-lo Lin(Linbaba), nome que Gregory adota ao longo de toda história. A princípio tudo corre bem, mas quando Lin é roubado e perde todo o dinheiro que possui, se vê obrigado a permanecer por mais tempo na cidade, indo morar em uma favela. Lá se torna uma espécie de médico do lugar, por ser o único a possuir algum conhecimento de enfermagem. Além disso, ele se envolve com o chefão da máfia local, Abdel Khader Khan, que, após algum tempo de serviços prestados(falsificação de documentos, tráfico de armas, atuação como soldado da máfia) o recruta para uma missão de contrabando de armas em plena guerra do Afeganistão.

 

         Calhamaços por vezes podem intimidar alguns leitores, principalmente quando se trata de biografias. Admito que iniciei a leitura deste com um pé atrás, mas logo essa impressão se desfez e acompanhei o autor em sua viagem a Bombaim com prazer. Nesse ínterim, os cenários são dos mais variados e bem descritos: o centro da cidade, com pessoas de várias nacionalidades onde o dinheiro circula em profusão; a favela, com sua pobreza extrema, insalubridade e barracos paupérrimos; uma aldeia um tanto primitiva ainda, no interior da Índia; montanhas e penhascos gelados ao longo do caminho para o ponto de entrega do contrabando na guerra(isso já no Afeganistão).

         Os personagens são cativantes! Prabaker é de longe o melhor deles e o mais divertido; mas todos eles são capazes de provocar em nós os mais diferentes sentimentos. A história é envolvente, mesclando momentos de tristeza, tensão, ação e passagens divertidas capazes de arrancar risos do leitor.

 

         Publicado em 2003 na Austrália, o livro se tornou um sucesso. Gregory o escreveu na prisão, após ser capturado na Alemanha e ser extraditado para a Austrália, terminando de cumprir sua sentença. Atualmente, ele reside em Mumbai(Bombaim). Apesar de o livro ser autobiográfico, o autor diz que nem tudo o que aparece no livro aconteceu consigo, e que a obra seria uma espécie de biografia romanceada. Após sua publicação, foram cogitadas adaptações para o cinema, mas as negociações não foram concluídas. Mais recentemente a Apple TV+ anunciou que fará uma adaptação da obra para a TV em formato de série com aproximadamente 10 episódios.

         Como uma das melhores coisas que um livro pode proporcionar é a possibilidade de viajar pelo globo, deixo para vocês a sugestão de um roteiro de viagem excelente!


 

         Boas leituras!!





Comentários