A Mãe da Mãe de Sua Mãe e Suas Filhas - Maria José Silveira

 

      Você conhece a história da sua família?

    Quem foram essas pessoas, como se conheceram… Alguma vez se perguntou sobre isso? Admito que nem eu, mas imagino que se buscássemos alguma forma de entrar em contato com essa história indo o mais longe que for possível encontraríamos pessoas interessantes que viveram experiências cheias de dores e amores no desafio de ser quem são, exatamente como fazemos hoje conforme o contexto de cada época. Quem foi sua bisavó? Era uma mulher forte, independente para os padrões da época? Era tradicionalmente do lar e submissa? Sorria, era triste… Quais eram seus sonhos e de quais deles precisou abrir mão? Sabe como sua avó conheceu seu avô? Como se apaixonaram e como viviam juntos? Tantas perguntas… Muitas vezes não conhecemos direito nem nossa própria mãe não é?

    Mas eis que um dia um livro como este lhe cai nas mãos e então você descobre uma narrativa cativante e fluida de uma saga familiar através da linhagem feminina começando pelos idos de 1500 com uma índia nativa e um português. Daí em diante há uma sucessão de mulheres que dão prosseguimento à linhagem até os dias de hoje, cada uma com seu respectivo companheiro ambos tendo suas histórias individuais contadas que se fundem em uma em comum. Os anos vão passando a história do país acontecendo e em meio a tudo isso muitas flores completam seus ciclos. Maria José Silveira soube colocar questões importantes e polêmicas de maneira delicada e natural convidando os leitores a conhecer personagens dentro e fora dos padrões, livres muitas vezes para deixar sua essência emergir das águas profundas das convenções.


    Para quem se interessou recomendo muito que conheçam o livro e curtam muito essa viagem no tempo, é incrível! E para você que ficou curiosa a respeito de sua própria história, comece conversando com pessoas que podem te contar essas histórias ou revisando registros antigos se os encontrar. Mas talvez a melhor maneira seja olhar dentro de si mesma, afinal somos a soma de todas essas vidas que ecoam dentro de nós em nosso DNA, nossas emoções, gestos tão familiares, gostos tão comuns, somos muitas e uma só.



        Boas leituras!!




Comentários