O Médico e o Monstro - Robert Louis Stevenson


                Nossa história começa durante uma das muitas caminhadas habituais realizadas por Mr. Utterson e Mr. Enfield, quando aproveitam para conversar e se distrair da rotina. Aconteceu de passarem perto de uma casa um tanto sinistra, que ficava em uma entrada estreita da rua em que estavam. Mr. Enfield então, narra ao seu companheiro um fato ocorrido há um tempo; um encontro que teve com um homem estranho em circunstâncias um tanto desagradáveis, chamado Hyde. Este nome, combinado com o endereço indicado por Enfield, onde Hyde adentrou portando uma chave de acesso (a casa sinistra, cuja porta eles passavam defronte), deixaram Mr. Utterson pensativo. Afinal, o local lhe é familiar.
                Ao chegar em casa, Mr. Utterson foi até o cofre e pegou o testamento que ali estava. Este pertencia ao seu cliente e amigo pessoal Dr. Henry Jekyll. Dr. Jekyll determinava que, em ocasião de sua morte, todos os seus bens pertenceriam a Edward Hyde. Juntando o relato de Mr. Enfield ao que leu no testamento, Mr. Utterson decide então verificar o que está havendo; quem seria este Hyde e qual sua relação com seu amigo Dr. Jekyll? Estaria seu amigo correndo algum perigo?

                Todos temos luz e trevas habitando em nós, correto? Isso nos traz dilemas enormes ao longo da vida. Não conseguimos muitas vezes liberdade de ação em um dos lados, uma vez que o outro sempre nos "tenta", com uma perspectiva diferente conforme o que mais lhe agrada. Equilibrar a balança não é tarefa fácil! Afinal, por menos que se admita, somos os dois lados.
                Agora pensem por um momento em como seria se pudéssemos separar essas duas partes: bem e mal. Separá-las em identidades distintas podendo assim, viver as duas sem que uma interferisse em absoluto na outra; ambas agindo a seu bel-prazer. Seria possível? Existiria harmonia? Haveria alguma consequência? 
                Da mesma maneira que alertei na resenha de O Retrato de Dorian Gray de Oscar Wilde(obra influenciada por este romance de Stevenson), cuidado com aquilo que deseja. A alma humana é um pouco mais complexa do que a princípio possa parecer.

                A publicação original do romance ocorreu em 1886 no Reino Unido, com um sucesso estrondoso! Não é novidade para a grande maioria de nós a relação existente entre Dr. Jekyll e Mr. Hyde. Afinal, essa trama já foi mais do que adaptada para o cinema e para a televisão ao longo de todos esses anos.
                Caso você leitor, ainda não saiba a resposta para o enigma, recomendo muito a leitura. O texto é curto(menos de 100 páginas), e você vai acabar curioso para saber logo o que está havendo. E para os leitores que sabem a resposta, recomendo muito que conheçam a história original, com todo o clima de mistério que ela traz.

                Boas leituras!!





Comentários

  1. Já ouvi falar, porém ainda não li e nem vi as outras adaptações.

    ResponderExcluir
  2. Ola tudo bém?
    Nao conhecia o livro mas pela resenha achei curioso e pretendo ler em breve.

    ResponderExcluir
  3. Ainda não li, nem vi as adaptações, mas quero mto ler, quem leu diz que adorou. Ótima dica ❤

    ResponderExcluir
  4. Gosto dessa pegada de mistérios , quero ler o livro , não curto adaptações.

    ResponderExcluir
  5. Já faz tempo que esse livro está na minha lista de leitura. Um dia eu chego nele kkk acho interessante a mensagem que (acho) o livro passa: precisamos de equilíbrio .

    ResponderExcluir
  6. Olá! Tenho esse livro na versão resumida (eu acho) e ainda não cheguei a ler. Já está na minha lista há muito tempo, e um dia eu lerei. Adorei tua resenha, me bateu mais vontade em ler e tentar saber que enigma é esse, minha gente

    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem!
    Não conhecia a leitura. Porém, a sua resenha está ótima.
    https://www.ladomilla.com/

    ResponderExcluir
  8. Eu já li essa obra e confesso que ela me arrepiou muito! Achei incrível a escrita do Stevenson! Amei muito o seu post

    ResponderExcluir
  9. Oi! Eu tenho muita vontade de ler O Médico e o Monstro, porque apesar de já ter visto vários tipos de adaptação, não conheço o original. E seu texto só reforçou essa vontade. Beijos
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  10. Olá,

    Ainda não li essa obra, mas tenho muita vontade, principalmente pelo fato de nos fazer refletir sobre vários aspectos importantes que estão relacionados com o fato de coexistir dentro de nós um lado bom e um lado ruim. Seu post me deixou com mais vontade ainda de me aventurar na obra.

    Beijos!

    ResponderExcluir

Postar um comentário