Deus Come Ovo Frito - Jorge Arbex


         A história começa nos apresentando Padre Elias, que no momento se encontra muito doente, quase no fim de sua vida. Ele está na cama, observando o movimento das pessoas ao redor e refletindo sobre sua vida. Então ele começa a rememorar sua trajetória, quando, ainda como Zelias, decidiu sair de sua zona de conforto na casa dos pais, em busca de uma oportunidade de trabalho, já que na cidade onde morava, não mais aceitavam suas desculpas para não pagar as contas(nem nos estabelecimentos e nem em casa).
         Foi em direção a Babel, um lugar onde prometiam emprego para a construção de uma torre que tocaria o céu para que o homem chegasse até Deus. Após sua chegada ao local, Zelias recebe seu material de trabalho, escolhe uma parte do terreno para começar a construção e é então que, com o passar do tempo, sua vida se transforma de muitas maneiras diferentes.
         De uma vida simples e pacata, onde vivia tranquilamente com a família, até o agito do progresso e crescimento constantes, nosso personagem passou por altos e baixos em sua vida.
        
         Bom humor e ironia, dão o tom neste livro, que busca despertar a reflexão do leitor através de situações apresentadas de maneira absurda, engraçada até, sobre o que se tornou a vida nossa de cada dia. O sistema não foi feito para facilitar a vida das pessoas, nem mesmo dos mais abastados. Protocolos, papelada, taxas, status... Acumular funções para acumular dinheiro e consequentemente perder o sossego e principalmente a liberdade. Já havia questionado em uma resenha anterior, e acho que vale fazê-lo novamente: o que é felicidade para você?
         Dizem que ter poder é bom! Mas a que preço? Vale mesmo a pena perder o convívio com a família e amigos, passar por cima das pessoas em uma competição desenfreada, só para chegar ao topo e ter uma vida confortável? Para quem acredita que sim, tudo bem. Mas para quem tenta se adequar todos os dias sem entender muito bem o que está fazendo, um alerta, cuidado com as prioridades! Talvez, no fritar dos ovos, não sobre tempo para dedicar-se a si mesmo.

        
         No início, achei tudo muito estranho, o romance traz uma mistura de referências, além de mudanças constantes e às vezes radicais na vida do personagem, além de o próprio se reinventar após cada uma delas. Fiquei meio perdida tentando dar um sentido à trama, mas não demorou muito para conseguir entrar na história, quando deixei que ela me levasse e parei de procurar uma lógica conhecida. Dei risada e refleti a sério quando percebi que vivemos esses absurdos todos os dias, achando tudo absolutamente normal. Além disso, Jorge Arbex nos convida a buscar nossa liberdade, aquilo que nos faz bem, a fim de nos tornarmos pessoas melhores para nós mesmos e para os demais.
         Recomendo muito a leitura, a obra é interessante, divertida e nos faz pensar!


         Boas leituras!!






Comentários

  1. Oie, achei o título do livro curioso. Mas te confesso que a trama não me prende. Você diz que o começo dele é um pouco estranho hahahaha, pois é.. Talvez os assuntos em questões que ele trate leve a isso. Ele mexe com religiões e nossas crenças, e também com o que pensamos e acreditamos.. Mas não sei se iria ler

    ResponderExcluir
  2. Oi! Primeiro de tudo, achei o título do livro algo extremamente interessante! E ao ler seu post, vi que ele tem a receita que mais amo nas histórias: Bom humor e ironia. É, parece que trata-se realmente de um livro que devo ler.

    ResponderExcluir
  3. Que título curioso rsrs Gostei da resenha e temática que trata tudo com bom humor e sobretudo nos faz refletir.

    ResponderExcluir
  4. Já achei o nome super criativo, e pela sua resenha já me interessei pelo livro. Gosto de livros com temáticas assim, que nos fazem refletir.

    ResponderExcluir
  5. O título é bastante criativo e atrai a atenção pela capa! Super bacana a sua resenha, deu vontade de ler também essa obra!

    ResponderExcluir
  6. Olá! Nossa, achei bem diferente o nome do livro. Achei bem engraçado e curioso. Mas, confesso que não seria algo que eu leria. Mas, é uma dica super bacana. Beijos
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir

Postar um comentário