Vereda - Márcio Verdolin Hudson


         Em viagem a uma cidade, Lima aproveita um dia para passear. Chegando a um ponto da mesma, se depara com uma estrada construída pela empreiteira de seu pai há muitos anos e decide percorrê-la para conhecer. Essa estrada liga a cidade às casas que existem ao longo do caminho e também a um povoado. Em uma dessas casas, a de Augusto, Lima acaba pernoitando, por ter se demorado no trajeto de volta do povoado. A partir de então, a partida de Lima é adiada todas as vezes em que pensa em partir. Os motivos mais fortes que o prendem são: Graça e uma curiosidade em descobrir o que houve com seu pai durante o período de construção da estrada.

         A vida simples do campo pode parecer encantadora aos moradores da cidade grande. Ela é mais tranquila, simples, nos permite desacelerar e apreciar melhor a paisagem ao redor. A natureza é convidativa, a lida com a terra e os animais podem cansar o corpo, mas descansam a mente.
         Diante dessas qualidades e a descoberta de um interesse amoroso de certa forma correspondido, Lima vai ficando. Através de seus olhos, conhecemos um pouco da vida dos moradores do povoado e da casa onde ele se hospeda, nos convidando a aproveitar a atmosfera do local e o período de descanso no campo junto ao protagonista.
         A estrada foi construída em formato de círculo e não por acaso as coisas vão se desenrolando de maneira que Lima acaba por refazer os passos de seu pai. A ideia de, por algum tempo poder fugir da vida real e se refugiar em um local distante, viver uma espécie de aventura pode parecer convidativa. Mas qual é o preço? Quais as consequências de tudo isso? A vida pode nos confrontar através de nossas escolhas.
         Às vezes, nos pegamos presos numa série de acontecimentos criados pelas nossas escolhas e atitudes formando um ciclo vicioso, que só se desfaz quando aprendemos com isso e finalmente conseguimos resolver a questão, compreendendo os fatos de maneira mais ampla e madura.

         Recomendo a vocês que leiam este livro. É um romance leve, que permite uma leitura rápida tanto por ser um livro mais fino, quanto pela história que vai gradativamente despertando a curiosidade do leitor. As comparações com a mitologia grega feitas pelo autor através de Lima, dão um tom poético à escrita e também às paisagens e momentos citados durante a história. Uma leitura que nos tira um pouco da zona de conforto e nos convida a um pequeno hiato para aproveitar um pouco a vida no campo.


         Boas leituras!!









Comentários

  1. Oie.
    Não conhecia o livro.
    Ele até me lembro um pouco que gosto muito chamado Um Mundo Brilhante que fala bastante sobre nossas atitudes e escolhas.
    Recomendo!

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Que interessante, fiquei com a imagem da estrada circular, como um simbolismo para a repetição dos passos. Boa dica.

    ResponderExcluir
  3. Não conheço o livro, mas só em falar em campo e natureza já me interessei, vou colocar aqui na minha lista de leitura. Boa dica.

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem? Não conhecia a obra mas adorei conhece-la através do seu post, vou adicionar a minha lista!

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia o livro, mas achei bastante interessante. Estou precisando de uma leitura leve. Anotado.

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia esse livro, mas gostei muito da Resenha. Entrou pra minha lista!

    ResponderExcluir

Postar um comentário