O Iluminado - Stephen King


Este lugar desumano cria monstros humanos.”


         Bem-vindos ao Hotel Overlook! Construído entre os anos 1907 e 1909 com uma estrutura imponente e luxuosa, o hotel possui 110 quartos de hóspedes incluindo a Suíte Presidencial(todos amplos, confortáveis e contam com uma vista deslumbrante!), salões de banquete e baile e um restaurante. Sua área externa inclui um playground para as crianças, um lindo jardim com esculturas de animais em topiaria e uma paisagem exuberante! Localizado nas montanhas do Colorado a 65 quilômetros de Sidewinder, tem sido refúgio seguro para artistas e figurões da sociedade ao longo dos anos. Uma excelente opção para passar um tempo descansando e aproveitando o ar das montanhas.

         Jack Torrance é contratado como zelador do hotel Overlook para tomar conta do lugar durante os meses de inverno em que o mesmo está fechado. No final da temporada, ele, sua esposa Wendy e seu filho Danny se mudam para lá. Afinal, é uma boa oportunidade para os três passarem um tempo em família e Jack conseguir finalizar a peça que está escrevendo, certo?
         O Overlook, assim como os demais personagens da trama possui um passado um pouco sombrio, o último zelador do lugar, dizem, enlouqueceu por causa do isolamento. Então matou suas duas filhas, a esposa e depois se matou. Agora imaginem o que poderia acontecer quando um casal que tem problemas de convivência por causa do alcoolismo e temperamento explosivo de Jack, a vulnerabilidade e passividade de Wendy com relação ao marido e o dom de Danny, passam uma temporada por lá.
         Danny é um iluminado, possui uma energia especial e alguns dons como telepatia, vidência, premonição, entre outros. E para a “presença” que habita o hotel, esse dom seria algo importante a se adquirir para aumentar sua capacidade de ação.

         Stephen King é especialista em criar um clima de suspense, daqueles que nos faz olhar por cima do ombro às vezes, só por precaução. Logo, este livro tem um ritmo mais lento na maior parte. Primeiro conhecemos os personagens, a história de cada um. Aos poucos é criado todo o contexto enquanto, eventualmente, nos esbarramos com alguns eventos estranhos. Apesar disso,  história conta com muitas passagens aflitivas em que me peguei prendendo a respiração em expectativa!
         Acompanhar os pensamentos aqui é importante, as situações sempre tem início em nossa mente. A princípio insinuações sutis, pequenas ideias, que depois tomam proporções enormes se tornando tão reais para nós, que tomam forma no mundo exterior. O terror de seus livros não são os monstros ou fantasmas, eles só estão lá para compor uma boa história de terror. O verdadeiro horror das histórias é mostrar do que o ser humano é capaz, o monstro em que nos tornamos quando o pior em nós aflora.
         Para quem conhece o conto A Máscara da Morte Rubra de Edgar Allan Poe, identificará o diálogo entre as duas obras. Se você ainda não conhece o conto, sugiro que o leia antes de iniciar a leitura de O Iluminado. O livro fará muito mais sentido.

         Publicado em 1977 nos Estados Unidos, é considerado um dos melhores livros do autor. Em 1980 ganhou uma adaptação para o cinema dirigida por Stanley Kubrick. O filme é muito bom, mas como foi apenas inspirado na obra, quando comparamos os dois as diferenças são muitas. Kubrick adorou a história de King, mas não deu muita atenção ao que ele pensava sobre o roteiro do filme e fez sua própria versão. Como resultado, King produziu em 1997 uma minissérie de TV baseada em seu livro e dessa vez com seu próprio roteiro. Sobre a minissérie não posso opinar, pois não ainda não assisti, mas a crítica não foi nada boa. O próprio King admite que ela é ruim! Alguns anos depois, em 2013, Stephen King publica a sequência da história intitulada Doutor Sono.

         Então, venham passar uma temporada conosco! Particularmente recomendamos o quarto 217. Aproveitem a estadia e divirtam-se!


        
         Boas Leituras!! 




               




        Algumas das ilustrações feitas por Vincent Chong para uma edição ilustrada limitada da obra:










Comentários

  1. Um livro excelente e o filme também é muito bom. Gostei também da continuação "Doutor Sono", já leu ou viu o filme?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Apenas assisti Doutor Sono(gostei mais do que de OIluminado rs), mas estou com o livro também e pretendo ler em breve.

      Excluir
  2. Tenho muita vontade de ler o livro, sempre ouço falar super bem! O filme é ótimo.

    ResponderExcluir
  3. Sou suspeita para falar das obras de King, sem dúvidas é um dos meus autores favoritos e amo ler resenhas sobre suas obras!

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia, nem o livro e nem o filme, parece ser bem cheio de suspense, o terror mesmo que em uma resenha fica no ar. Pelos comentários parece ser muito bom.

    ResponderExcluir
  5. Não conheço a literatura... Porémo filme de terror não seja o meu genero favorito.

    ResponderExcluir
  6. Olá Lorena,
    Acredita que só li um livro do King até hoje? Foi it a coisa, mas gostei bastante. Já ouvi muitos comentários bons sobre o iluminado, pretendo ler um dia. Adorei sua resenha e as imagens que selecionou.
    Abraços

    ResponderExcluir

Postar um comentário