A Volta ao Mundo em 80 Dias - Jules Verne

“...Eu aposto vinte mil libras contra quem quiser que farei a volta ao mundo em oitenta dias ou menos, ou seja mil novecentas e vinte horas ou cento e quinze mil e duzentos minutos. Aceitam?

Aceitamos, responderam os senhores Stuart, Fallentin, Sullivan, Flanagan e Ralph, após terem se consultado.”

 

 

         E foi assim que o Sr. Phileas Fogg decidiu dar a volta ao mundo e provar que era perfeitamente possível realizar esse feito em 80 dias, apesar de qualquer coisa. O Sr. Fogg, um homem absolutamente metódico, queria provar para os seus colegas do Reform Club, que a viagem poderia ser empreendida sem risco de imprevistos, tudo perfeitamente organizado e cronometrado. Com seu criado, Jean Passepartout, a tiracolo ele parte para a sua empreitada e emprega todos os meios possíveis para chegar a tempo e ganhar a aposta.

 

          Mais uma vez, Jules Verne me levou em uma aventura, mas desta vez nada de submarinos, fomos por outros meios de transporte. Utilizamos navios(alguns mercantes), trenós, carruagens, iates, paquetes, trens e até mesmo um elefante! O passeio foi interessante, muitas coisas para ver e conhecer, mas infelizmente o Sr. Fogg não é um companheiro muito entusiasmado, então ele permaneceu embarcado ou dentro do quarto de hotel durante a maior parte do percurso... Mas para a minha sorte Passepartout, que era incumbido das compras garantiu, mesmo que às vezes de forma breve, conhecer as cidades por onde passamos. Devido às suas trapalhadas, sofremos algumas perseguições e entramos em várias confusões, mas no fim nos safamos ilesos. Nem mesmo o inspetor Fix, em suas inúmeras tentativas de impedir o curso da viagem conseguiu atrapalhar.

 

         A escrita do autor é simples e dinâmica, o que permitiu uma leitura rápida, mas eu esperava um pouco mais, não achei que um livro com esse título fosse tão curto! Mesmo assim, apesar de eu ter gostado da história(é uma boa pedida para descansar de uma leitura mais densa), ela não chega a ser excelente. Agradará aos leitores mais afeitos a aventuras, e aos que gostam de histórias leves para passar o tempo.

         Lançado em 1873, o livro foi um grande sucesso e ganhou várias adaptações para o cinema.

         Recomendo a vocês que conheçam a obra e se aventurem pelo mundo nesses oitenta dias. Quem sabe, esta será a primeira de muitas outras aventuras!?


          Boas leituras!!











Comentários

  1. Esse livro é maravilhoso e ele trás também esse poder de "você pode fazer se quiser.." adoro isso

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Adoro Jules Verne e suas obras! Adoro viajar lendo os livros dele, imagina que aventura maravilhosa uma volta ao mundo em 80 dias? ❤️
    Abraços.
    Cintia - Coisinhas da Kika

    ResponderExcluir
  3. Li esse livro faz muitos anos, eu amei! Deu até vontade de reler.

    ResponderExcluir
  4. Vai para a lista dos livros para ler durante a pandemia. É uma boa pedida já que não podemos viajar ainda. Desbravar novas aventuras através da leitura.

    ResponderExcluir

Postar um comentário