A Guerra Que Salvou A Minha Vida - Kimberly Brubaker Bradley

        Ada mora em um apartamento pequeno em Londres com sua mãe e o irmão mais novo Jamie. Ela tem uma deficiência no pé, e por causa disso sua mãe não a deixa sair ou conviver com as pessoas. A mãe não cuida deles direito, os cuidados com Jamie e a casa ficam mais a cargo de Ada.
       Estamos em plena Segunda Guerra Mundial, e quando o governo decide enviar as crianças de Londres para o interior, devido às ameaças de um ataque a bombas, as crianças veem aí sua chance de fugir da vida que levam.
       São acolhidos pela Srta. Smith, e a partir daí acompanhamos o desenrolar de duas guerras. A externa contra os alemães e a interna, a luta contra as próprias limitações.

      Contada do ponto de vista da protagonista, assistimos a um pedacinho da história do mundo narrado por uma garotinha que descreve as coisas do ponto de vista de quem está descobrindo o mundo e sofrendo na pele as consequências de um conflito tão desastroso.
      Uma história envolvente e delicada, apesar de um pouco triste.

      Há quem compare este livro ao "O Diário de Anne Frank", também um livro bom. Ambos tem o mesmo estilo. Particularmente prefiro a Ada, me cativou muito mais. Mas Anne Frank também tem suas particularidades e teve que enfrentar outros tipos de problemas(ela era judia). Na mesma pegada temos "O Órfão de Hitler", também um livro muito bom, e nosso protagonista nos mostra a guerra pelo ponto de vista dos alemães.
      Recomendo as três leituras, são muito boas. É sempre bom conhecer os diversos lados envolvidos em um mesmo conflito.

      Boas leituras!



Comentários