O Fantasma da Ópera - Gaston Leroux

"Masquerade!
 Paper faces on parede
 Masquerade!
 Hide your face
 So the world will never find you"
                                     (Masquerade - Andrew Lloyd Webber)

      Anjo ou monstro?

      Nosso narrador nos conta que pesquisou, investigou durante muito tempo histórias misteriosas contadas durante anos na Ópera de Paris. Somos transportados para a história que envolveu Christine Daaé, uma cantora lírica de talento incomparável, o visconde Raoul de Chagny e um ser misterioso dono de uma mente brilhante que se esgueirava pelos subsolos e bastidores da Ópera. 
      Depois de muitos anos, durante sua primeira apresentação na Ópera com um papel de destaque, Christine reencontra seu amigo de infância Raoul. Após um tempo ela lhe revela que recebe aulas de canto do Anjo da Música, com quem, Raoul percebe então, mantém uma relação estranha. Ao mesmo tempo, os novos diretores da Ópera, Srs. Armand Moncharmin e Firmin Richard, tomam conhecimento sobre um fantasma que vive no local. São apresentadas a eles cartas enviadas à administração anterior,(também eles recebem as suas próprias), além de histórias sobre acontecimentos misteriosos e sinistros atribuídos a este ser. 
       Ao tomar conhecimento sobre a história de todos os personagens, podemos refletir até que ponto certas atitudes são justificadas diante das circunstâncias da vida, sobre o amor, sobre máscaras...

      A história do Fantasma da Ópera sobrevive ainda nos tempos de hoje, hora como suspense, hora como romance. No caso do livro que deu origem à inúmeras adaptações, cinema e principalmente teatro, o forte é o suspense. Contada ora por um narrador que não se identifica, hora pelo ponto de vista dos próprios personagens, embarcamos junto com eles pelas tramas de bastidores que se desenrolam e caminhamos pela estrutura do prédio. Tudo isto, claro, sob uma atmosfera de puro suspense, que vai se fechando ao redor, onde tudo pode acontecer a qualquer instante.
      O autor, que trabalhou como repórter(um repórter investigativo de sucesso) antes de se dedicar totalmente a escrever, era fã de nomes como Edgar Allan Poe e Arthur Conan Doyle. Antes de consagrar com esta obra, já havia escrito vários livros de suspense, dentre eles O Mistério do Quarto Amarelo.

      Conheci a história do Fantasma da Ópera através da adaptação do musical para o cinema lançada em 2004. Amo de paixão, mas poderia dizer que ela é bem diferente do livro. Digamos que são atmosferas distintas para contar uma mesma história. De qualquer forma vale muito a pena conferir. A trilha sonora é linda e não saiu da minha cabeça durante a leitura. Para quem não gosta de musicais existem versões também sem música. rs

       Mais um livro recomendadíssimo para vocês!

       Boas leituras e mantenham as mãos ao nível dos seus olhos!!



                                       

Comentários

  1. Hey
    Um super clássico né !? Não tem quem não tenha lido, ou visto no teatro ou até mesmo o filme !
    Eu vi o filme e me apaixonei com a história !
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Um amor chamado clássicos!!! Eu amo!!! Ainda não li esse,as adorei a lembrança.

    ResponderExcluir
  3. Sempre me indicam esse livro, mas ainda não li. Porém, não por falta de vontade. Acabo priorizando outras leituras. Também não vi o filme. Acontece que essa trama parece bem promissora, é essa mais voltado para o suspense é o que mais me chama atenção,
    Embora eu ame romances românticos.

    Bjão,

    Di ~ Vida & Letras
    www.vidaeletras.com.br

    ResponderExcluir
  4. haaaa tenho medo dele hahaha assisti quando criança, mas tenho curiosidade de ler1

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem com você? Eu morro de vontade de ler o livro ou assistir o filme, pois essa é uma história que me fascina! Quem sabe eu não tiro um tempo das minhas férias pra ler o livro ou ver a película.
    Sucesso com o blog!
    http://escritorawhovian.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Puxa, eu também adoro o musical do Loydd Weber! Mas, infelizmente, ainda não li o livro. Sua resenha só me aguçou essa vontade, para conhecer melhor os meandros dessa narrativa...
    teofilotostes.wordpress.com

    ResponderExcluir
  7. Oiiii!! Acredita que eu nunca li/vi o fantasma da ópera??
    Só escuto coisas boas mais nunca tive oportunidade de conhecer a obra.
    Depois dessa sua resenha fiquei ainda mais tentada de fazer essa leitura. Muito obrigada pela dica! :)

    ResponderExcluir
  8. Oi Lorena, tudo bem?

    Tenho muita vontade de ler este livro, principalmente por se tratar de um clássico que é tão aclamado pela crítica. Esse tom de suspense e romance me deixa mais curiosa, pois sempre sou fisgada em enredos assim. A narrativa também me chamou a atenção. Já preciso!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Olá ..
    Está obra é bem famosa e desperta a atenção da crítica especializada.Me deu até vontade de ler este livro.
    Gratos pela dica.

    www.robsondemorais.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Curioso e que já vi varias vezes adaptações deste classico mas nunca li a obra. Recentemente vi uma adaptação que me chamou muito a tenção (RoseBlood de A. G. Howard)estou namorando ele esperando baixar o preço para comprar. Quem sabe enquanto espero leio o classico. Beijos

    ResponderExcluir

Postar um comentário